O levantamento topográfico é feito por meio da coleta de dados utilizando Estações Totais, GPS, Laser Scanner, Drones ou VANTs. Ultimamente, devido a diversos benefícios, esses levantamentos têm sido feitos, em sua maioria, por meio de drones e VANTs.
Após a realização da coleta de dados, as imagens e informações do terreno são transferidas a um software que elabora uma representação gráfica, formando imagens, mapas e modelos 3D do terreno.
O que são Drones e VANTs?
Para entender melhor o que são drones e VANTs, você precisa saber que eles não são a mesma coisa. Os drones são aeromodelos que podem ser usados para fins recreativos e profissionais. Mas também pode ser considerado um veículo aéreo não tripulado- VANT.
Os VANTs são veículos aéreos não tripulados, ou seja, operam sem piloto a bordo e com carga útil embarcada, assim como os drones profissionais, eles não têm fim recreativo em momento algum.
Como é feita a coleta de dados topográficos?
Mesmo quando a coleta de dados é feita com auxílio de drones e VANTs, existe a etapa de instalação de pontos de controle em solo. Esses pontos são distribuídos ao longo de toda a área e neles são obtidas coordenadas com GPS.
Após isso, o drone ou VANT faz imagens da área a ser levantada. Essas imagens serão transferidas para um computador e depois para softwares especializados em transformá-las em mapas.