Georreferenciar um imóvel é definir a sua forma, dimensão e localização, através de métodos de levantamento topográfico.
O INCRA, em atendimento ao que preconiza a Lei 10.267/01, exige que este georreferenciamento seja executado de acordo com a sua Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que impõe a obrigatoriedade de descrever seus limites, características e confrontações através de memorial descritivo executado por profissional habilitado – com a emissão da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por parte do CREA – contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro, com a precisão posicional de 50 cm sendo atingida na determinação de cada um deles (art. 176, § 4º, da Lei 6.015/75, com redação dada pela Lei 10.267/01).
A topografia em locação de obras, é muito utilizada por grandes e pequenos construtores. Um serviço essencial para evitar desperdícios de materiais, erros de execução e obter o máximo de precisão em várias etapas. Desde o início até o fim da obra.
A locação de obra é utilizada em diversos serviços, tais como:
Terraplenagem
Locação de eixos
Locação de Perfis
Locação de Estacas
Cortinas
Gabaritos
Transferência de Prumos
Acompanhamento de Verticalidade
Nivelamentos
Levantamento de excentricidades
Cálculo de Volume
É uma Etapa onde se depende exclusivamente da experiência do profissional e de sua equipe.
A JCN conta com mais de 17 anos no mercado de locação, sendo considerada referência em todo Estado de SP
Se um terreno está divergente do que reza em sua Escritura (matrícula), em mais ou menos do que 5% é necessário que a mesma seja regularizada junto ao Registro de Imóveis.
É o ato de juntar duas ou mais matrículas de imóveis em uma só. É necessário o Levantamento Planimétrico do imóvel e Memorial Descritivo da situação atual e da situação pretendida. Se o imóvel não estiver com o tamanho correto de matrícula, será necessário primeiro fazer a retificação de área para depois unificar.
Caracteriza-se pela divisão de uma área maior em lotes menores, ou seja, uma grande área que será dividida. É necessário o Levantamento Planimétrico do imóvel e Memorial Descritivo da situação atual e da situação pretendida. Se o imóvel não estiver com o tamanho correto de matrícula, será necessário primeiro fazer a retificação de área para depois desdobrar.
O levantamento de uma área, nada mais é que reconstituir todas as informações da superfície, ou em alguns casos abaixo de sua superfície para uma planta topográfica.
Existem várias formas de se executar um levantamento topográfico. Porém cada forma de execução depende da finalidade do trabalho que virá após esse serviço. (Obra, Retificação, Usucapião, Projetos, Desmembramento…)
É um estudo que consiste em analisar e projetar dados do terreno como a área e perímetro. (sem curvas de nível)
Tem as mesmas características do levantamento planimétrico, porém contém informações de níveis (alturas) e são traçadas curvas de níveis que mostram como o terreno se comporta, assim como suas irregularidades e interferências.
O levantamento topográfico é feito por meio da coleta de dados utilizando Estações Totais, GPS, Laser Scanner, Drones ou VANTs. Ultimamente, devido a diversos benefícios, esses levantamentos têm sido feitos, em sua maioria, por meio de drones e VANTs. Após a realização da coleta de dados, as imagens e informações do terreno são transferidas a um software que elabora uma representação gráfica, formando imagens, mapas e modelos 3D do terreno.
Para entender melhor o que são drones e VANTs, você precisa saber que eles não são a mesma coisa. Os drones são aeromodelos que podem ser usados para fins recreativos e profissionais. Mas também pode ser considerado um veículo aéreo não tripulado- VANT. Os VANTs são veículos aéreos não tripulados, ou seja, operam sem piloto a bordo e com carga útil embarcada, assim como os drones profissionais, eles não têm fim recreativo em momento algum.
Mesmo quando a coleta de dados é feita com auxílio de drones e VANTs, existe a etapa de instalação de pontos de controle em solo. Esses pontos são distribuídos ao longo de toda a área e neles são obtidas coordenadas com GPS. Após isso, o drone ou VANT faz imagens da área a ser levantada. Essas imagens serão transferidas para um computador e depois para softwares especializados em transformá-las em mapas.